Do Largo do Rossio ao Jardim: a gênese da praça Gomes Freire em Mariana-MG

Autores

  • Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante Alves Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), Lavras-MG.
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva Universidade Federal de Lavras
  • Cecília Souza Gontijo Garcia Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v22i3.955

Palavras-chave:

Jardins históricos, Praças, Paisagismo.

Resumo

Considerada como a primeira vila mineira, Mariana possui importante acervo cultural e histórico do período colonial brasileiro. Atualmente a cidade conta com três praças no seu centro histórico e tombadas pelo patrimônio histórico. A Praça Gomes Freire, inserida no centro histórico de Mariana, conta com duas características interessantes: sua localização, atrás da Matriz, e a intensidade de uso por vários grupos sociais desta cidade, além da grande presença de turistas. Na perspectiva de conhecer sua evolução histórica, e identificar a representação paisagística no inconsciente coletivo dos habitantes da cidade de Mariana, analisou-se a evolução da vila e formação da Praça Gomes Freire. Para alcançar este objetivo foi necessário aprofundar o conhecimento das apropriações sociais deste espaço no decorrer do tempo, possibilitando a identificação do mesmo, bem como sua evolução enquanto lugar público. O estudo centrou seu interesse na evolução da vila, nos usos e na representação social do espaço abordado. Para isto a metodologia aplicada foi uma interface entre a análise inventiva, o método de análise subjetiva, e as recomendações para preservação de jardins históricos. A Praça Gomes Freire, no seu processo de formação, apresentou como característica marcante na sua dimensão histórica, o fato de ter surgido e permanecido como um espaço de manifestações populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante Alves, Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), Lavras-MG.

Atualmente é professora de Paisagismo no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unilavras, Lavras-MG

Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Universidade Federal de Lavras

Professora Titular nas áreas de Floricultura e Paisagismo no Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras.

Cecília Souza Gontijo Garcia, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia com ênfase em Paisagismo no Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2016-11-11

Edição

Seção

Artigos