Perfil e comportamento dos consumidores de flores e plantas ornamentais

Autores

  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva Universidade Federal de Lavras - Departamento de Agricultura, Lavras, MG, Brasil, revista.ornamentalhorticulture@gmail.com
  • Gabriela Silva Sant’Ana Universidade Federal de Lavras Departamento de Agricultura
  • Francilene de Lourdes Bonifácio Universidade Federal de Lavras Departamento de Agricultura
  • Michele Valquíria dos Reis Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Henrique Sales Guimarães Universidade Federal de Lavras Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.1590/2447-536X.v26i3.2158

Palavras-chave:

agronegócio, cadeia produtiva de floricultura, mercado de flores e plantas ornamentais.

Resumo

Em função da importância do setor de flores e plantas ornamentais no agronegócio brasileiro, estudos que analisam a situação de seus diferentes segmentos podem auxiliar a entender e estabelecer políticas e ações que apoiem e estimulem o seu desenvolvimento. Objetivou-se analisar o perfil e comportamento dos consumidores da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas diretas e direcionado aos consumidores de flores e plantas ornamentais. A aplicação foi feita pessoalmente com abordagens direta em locais de grande movimento e feiras tecnológicas da área e, ainda, por meio de mídias sociais, utilizando a plataforma Google. Os resultados foram analisados comparando as variáveis qualitativas utilizando o teste Qui-Quadrado. Identificou-se que o perfil dos consumidores está concentrado em mulheres que vivem em cidades de grande porte, consumindo em média de R$ 100,00 a R$ 200,00 no período de um ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Edição

Seção

Artigos