Pandemia e isolamento social - importância da interação plantas-pessoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2447-536X.v26i3.2185

Palavras-chave:

coronavírus, COVID-19, floricultura, jardinagem, qualidade de vida.

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças drásticas de rotina para a população mundial. O isolamento social, uma das práticas recomendadas para conter o avanço da doença, pode levar ao desenvolvimento de problemas diversos, como, a depressão, estresse, apatia e solidão. Mas práticas associadas ao cultivo e contemplação de flores e plantas ornamentais podem ser uma opção no auxílio ao cuidado com a saúde mental da população. Comprovadamente, a hortiterapia auxilia no tratamento de doenças mentais, na recuperação de doentes. Também a biofilia incorporada ao design arquitetônico e a jardinagem, como hobby e terapia ocupacional, pode ser utilizada para melhoria da saúde física e mental. As atividades podem ser feitas em ambientes internos, externos ou até mesmo virtuais, sendo as flores e plantas instrumentos de apoio para que a população se sinta melhor, incluindo a situação vivida pelo período de reclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Novaes Reis, EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Engenheira Agronoma, Doutorado em Fitotecnia/Floricultura, Pesquisadora do Núcleo Tecnológico Floricultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

Michele Valquíria dos Reis, Universidade Federal de Lavras.

Engenheria Agronoma, doutora em Agronomia /Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras. Departamento de Fitotecnia. 

Ângela Maria Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Bióloga, Doutora e mestre em Agronomia/ Fitotecnia na área de concentração de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Lavras. Departamento de Fitotecnia, UFLA.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Artigos