Tecnologia QR code em jardim sensorial como ferramenta de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2447-536X.v26i2.2114

Palavras-chave:

Ambiente-não-formal-de-ensino, botânica, quick-response-code, rede pública de ensino.

Resumo

Jardins Sensoriais são considerados ambientes não formais de ensino, porém não são utilizados como alternativa metodológica de ensino no Brasil. A instalação de QR Code em um Jardim Sensorial é inovador e, atrelá-lo em ambiente não formal de ensino, pode atrair a atenção dos estudantes. Este estudo testou a hipótese de que estudantes, entre 13 e 15 anos, da Escola Pública, em contato com ambientes não formais de aprendizagem, não são estimulados por disciplinas ministradas na área de botânica. Vinte e três estudantes foram selecionados para o estudo e divididos em duas equipes, em que uma obteve acesso ao Jardim Sensorial e a outra equipe ficou restrita ao conteúdo abordado no Ambiente Formal de Ensino. Foram aplicados ‘questionáriosdiagnósticos’ para avaliar o conhecimento botânico, antes e após a atividade, comparando os resultados entre as equipes. A partir dos dados obtidos foi possível comprovar a eficácia do Jardim Sensorial no processo de aprendizagem botânica dos estudantes. Nossos resultados apontam que a utilização da tecnologia QR Code contribuiu para o aprimoramento e interesse dos estudantes por botânica, além de aguçar a curiosidade e entusiasmo ao observar, in loco, o conteúdo previamente abordado em sala de aula. Ao avaliarmos o conhecimento botânico entre os participantes reportamos que estudantes que frequentaram previamente o Jardim Sensorial, mostraram melhor desempenho em relação aos estudantes que não frequentaram. Portanto, rejeitamos a hipótese testada e aceitamos que o Jardim Sensorial, com o uso da ferramenta QR Code, mostrou-se relevante e contribuiu como ferramenta de estudo para jovens estudantes da Rede Pública de Ensino entre 13 a 15 anos de idade.

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Biografia do Autor

Rafaela de Fátima Rocha Prestes, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de graduaçãono curso de Engenharia Agronômica, na Universidade Federal de São Carlos campus Lagoa do Sino.

Pedro Henrique Furquim Cordeiro, Federal University of São Carlos (UFSCar) Lagoa do Sino campus

Centro de Ciências da Natureza (CCN)

Fernando Periotto, Federal University of São Carlos (UFSCar) Lagoa do Sino campus

Centro de Ciências da Natureza (CCN)

Daniel Baron, Federal University of São Carlos (UFSCar) Lagoa do Sino campus

Centro de Ciências da Natureza (CCN)

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Artigos