Acúmulo de cálcio em crisântemo (Dendrathema grandiflorum T., salmon reagan) no período do inverno.

Autores

  • Geila Marques Vieira
  • Eliana Paula Fernandes
  • Eli Regina Barboza de Souza
  • Wilson Mozena Leandro
  • Manoel Soares Júnior
  • Márcio Caliari
  • Juliano Queiroz Santana Rosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1868

Palavras-chave:

Dendrathema grandiflorum, ornamental, nutrição mineral.

Resumo

O mercado internacional de flores e plantas ornamentais está em plena fase de expansão. A produção comercial que, de início, se encontrava restrita a alguns países europeus (Holanda, Itália e Dinamarca) e ao Japão, tem-se expandindo para outras regiões do mundo. O advento da globalização e a conseqüente procura por novos nichos de mercado, aliados à necessidade de redução dos custos produtivos, incentivou o cultivo de flores (corte e vaso) e plantas ornamentais em regiões de maior aptidão edafoclimática e disponibilidade de mão-de-obra (Stingheta et al., 2002). O crisântemo produzido como flor de corte ou em vaso, é uma espécie ornamental extremamente importante e com destaque neste mercado.
O estado de Goiás tem características específicas quanto ao negócio de flores e plantas ornamentais, com extensas áreas de cerrado sob condições edafoclimáticas favoráveis e pontos estratégicos de comercialização, destaca-se tanto na produção de forrações como no cultivo de plantas tropicais (flores de corte, árvores e palmeiras) e floríferas como crisântemos. Apesar de todas estas condições favoráveis, um dos principais problemas para o desenvolvimento da floricultura brasileira, no entanto é a falta de informações técnicas sobre a condução dessas culturas em condições de clima tropical, principalmente quanto à adubação e à nutrição. Tais fatores têm grande impacto sobre a produção e qualidade do produto (Kampf et al., 1990).
A nutrição mineral se faz durante todo o ciclo da planta. Baseado nas exigências nutricionais inter ou intra-específicas, pode-se, então, estimar a dose a ser fornecida em cada estádio de desenvolvimento, para se atingir um ótimo rendimento. Desta forma, a aplicação correta de nutrientes torna-se necessária para que sejam mantidos a fertilidade do solo e o rendimento das culturas, bem como para a obtenção de um produto mais uniforme e de melhor qualidade (Goto et al., 2001). A deficiência de Ca foi descrita por Roorda Van Eysinga & Smilde (1980) em plantas de crisântemo como uma clorose aguda nas folhas e marrom nas margens. Após curto período, toda a borda da folha ficava bronzeada, ocorrendo o seu enrolamento para baixo.
Este trabalho teve como objetivo observar a marcha de acúmulo de cálcio, no período de inverno, na cultura do crisântemo (Salmon Reagan) em função do estádio fenológico da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos