Propagação por estaquia em Orquídea Vanilla chamissonis Klotzsch

Autores

  • Saulo Araújo de Oliveira
  • Alexandre de Oliveira Takeda
  • Ana Paula Facioli
  • Robson Greguer Ferreira
  • Silvana Rodrigues Vaz
  • Tiago Trevizam de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1835

Palavras-chave:

Vanilla chamissonis, estaquia, propagação, orquídea, planta ornamental.

Resumo

A família Orchidaceae é uma das maiores e mais diversificadas do reino vegetal, estima-se 700 gêneros e 25.000 espécies. Hoje são aceitas cinco subfamílias: Apostasioideae, Cypripedioideae, Epidendroideae, Orchidoideae, Vanilloideae. Este estudo concentrou-se nesta última, e mais especificamente na espécie Vanilla chamissonis (Singer & Koehler 2004; Van Den Berg, 1998).
A vanilina (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído) é um dos compostos aromáticos mais apreciados no mundo e um importante flavorizante para alimentos e bebidas, também pode ser utilizada em produtos farmacêuticos. É extraída de cápsulas de baunilha que é uma orquídea do gênero Vanilla. Este composto possui vários efeitos como prevenção de doenças, é considerado antimutagênico, antioxidante, conservante e antimicrobiano (Shaughnessy et al., 2001; Cerrutti & Alzamora,1996).
Com a crescente antropização dos habitats das orquídeas, faz-se necessário estudos voltados para a conservação, manejo, propagação e reintrodução das orquídeas à natureza. Dessa forma, é imprescindível o conhecimento detalhado das estratégias reprodutivas dessas espécies (Costa et al., 1998; Houch 1998).
Mundialmente, a propagação da baunilha é realizada por estaquia (Decker, 1956). Neste método propagativo, para a maioria das espécies, a aplicação de reguladores de crescimento é decisiva para o enraizamento (Kester & Sartori, 1966). Acelerando o início da formação de raízes, aumentando a percentagem do número e a qualidade das raízes formadas e uniformizar o enraizamento (Fachinello et al., 1994). O ácido indolbutirico (AIB) é um dos fitorreguladores mais utilizados na propagação assexuada pelo método de estaquia (Finardi, 1998).
Outro fator que contribui para o enraizamento de estacas é o substrato utilizado. Assim, é preciso conhecer a qualidade dos materiais que serão empregados na sua composição, a partir de suas propriedades físicas e químicas. Entre as propriedades físicas, destacam-se a densidade, a porosidade e a disponibilidade de água. Um dos condicionadores de substratos mais utilizados é a vermiculita, que possui alta capacidade de retenção de água (Fermino, 2003; Kämpf, 2000).
O objetivo do presente trabalho foi identificar o comportamento, da espécie Vanilla chamissonis, orquídea nativa do Estado de Goiás, na propagação assexuada, pelo método da estaquia, sob cultivo protegido, em câmara de nebulização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos