Efeito da concentração do ANA (Ácido Naftalenoacético) no enraizamento in vitro de brotos de abacaxizeiro (Ananas comosus)

Autores

  • W. K. A.M Correia
  • Y. L Melo,
  • C. E. C. Macedo

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1604

Palavras-chave:

Ananas comosus, Enraizamento in vitro, Ácido naftalenoacético (ANA), Micropropagação.

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de frutas tropicais e, graças às suas condições de solo e de clima diversificadas, pode também se dedicar ao plantio de fruteiras de clima temperado e subtropical, produtos com elevado potencial para o mercado externo. Entre as frutas tropicais, o abacaxi ocupa uma posição de destaque no cenário agrícola, sendo a região Nordeste responsável pelo maior percentual (55%) na produção nacional deste fruto.
O Estado do Rio Grande do Norte ocupa entre a quinta e a sétima posição em produção no Brasil e a terceira em produtividade (Santiago & Rocha, 2001).
Pesquisas que visem o aumento da produtividade são indispensáveis para o crescimento do setor fruticola. Uma das alternativas eficiente é a utilização de técnicas de cultura in vitro para se obter número suficiente de brotos com parte aérea mais alongada, permitindo sua melhor individualização e enraizamento e finalmente produzindo produção de mudas. 
A técnica de micropopagação possibilita a obtenção de mudas com uma multiplicação rápida em períodos de tempo e espaço físico reduzido e com alta qualidade fitossanitaria (Correia et al, 1999; Grattapaglia & Machado 1998).  Neste sentido, diferentes etapas tais como: estabelecimento da cultura in vitro, multiplicação, enraizamento e aclimatação são necessárias e fazem parte do processo de obtenção de mudas. Entretanto, o enraizamento e a aclimatização são pontos críticos na micropropagação, podendo, em alguns casos, limitar este processo. 
A formação de raízes no estágio de multiplicação in vitro permite a constituição de plantas completas, para posterior transferência a condições ex vitro. Muitas vezes, as raízes formadas não apresentam características adequadas às funções de absorção, determinando, dentre outros fatores, a morte das mudas, quando transferidas para o solo. Isto por que o processo de enraizamento é muito complexo, incluindo fatores fisiológicos, bioquímicos e biológicos (fatores internos) que interagem com os fatores externos (Assis & Teixeira, 1998). Sabe-se que o controle do desenvolvimento de raízes é influenciado por substâncias reguladoras de crescimento e segundo Taiz & Zeiger, 1991 as auxinas são os únicos reguladores de crescimento que aumentam a formação de primórdios radiculares.
Nesse contexto, e na tentativa de otimizar um protocolo de obtenção de mudas, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do ácido naftalenoacético (ANA) no enraizamento in vitro de brotos de abacaxizeiro da variedade pérola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos