Indução de calos em ovários de Trepadeira-Jade

Autores

  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva
  • Renato Paiva
  • Sidnei Deuner
  • Marcelo Rodrigues
  • Ana Carolina Atala Lombelo Campos

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1582

Palavras-chave:

Strongylodon macrobotrys, calogênese, regulador de crescimento, plantas ornamentais

Resumo

A Trepadeira Jade é uma planta herbácea com as hastes lenhosas grossas com uma polegada ou mais de diâmetro e aproximadamente 21.3 m de comprimento. As folhas são trifoliatas com os três folíolos oblongos, cada um aproximadamente 7-12 cm. 
A cor aquamarine das flores da Trepadeira-jade é quase original no reino de planta. A Trepadeira-Jade é cultivada no Havaí, e suas flores são usadas nos colares havaianos.
É uma trepadeira, originária das Filipinas, pertencente à família das Leguminosas. Seu crescimento é vigoroso e, em condições especiais, pode alcançar até 20 metros de comprimento. Normalmente, alcança em média de 6 a 8 metros. Suas flores surgem nos cachos florais que a planta emite no período que vai do fim do inverno ao início da primavera. O nome popular foi inspirado justamente pela sua coloração - uma mistura de azul e verde - semelhante à da pedra preciosa chamada jade.
A cultura de ovários fornece um sistema controlado para o estudo dos aspectos nutricionais e fisiológicos do desenvolvimento de frutos e formação de sementes. Este método também é utilizado para a propagação de plantas, a indução de haplóides partenogênicos e a recuperação de híbridos interespecíficos e intergenéricos
A obtenção de plantas duplo-haplóides é uma ferramenta biotecnológica promissora e sua principal vantagem reside no fato de que em apenas uma geração em laboratório poderão ser obtidas plantas 100% homozigotas, permitindo desta forma, um extraordinário ganho de tempo na fixação de caracteres de interesse e na otimização da seleção de constituições genéticas superiores (LENTINI et al., 1994). 
O AIA, ANA e o AIB são as auxinas mais utilizadas no meio (Zimmerman, 1981), sendo adicionadas no meio de cultura normalmente em baixas concentrações (George & Sherrington, 1984).
Este trabalho tem como objetivo a obtenção de calos a partir de anteras de Trepadeira Jade para auxiliar na micropropagação da espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos