Perfil e comportamento do consumidor de flores na terceira idade no litoral do Paraná

Autores

  • Adilson Anacleto Universidade Estadual do Paraná
  • Erika Sumiko Fujita
  • Lorraine Paes Mendes
  • Regiane Maceno Vieira
  • Rennan de Tarso Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v23i3.1029

Palavras-chave:

Comércio de flores, comércio varejista, agronegócio, plantas ornamentais.

Resumo

O consumo per capita de flores no Brasil tem apresentado sucessivas taxas de crescimento, porém, o consumo na classe de consumidores denominado de terceira idade, que possui 60 anos ou mais, ainda é incipiente quando comparado com outros países como os Estados Unidos, Japão e a maioria da dos países da Europa onde o consumo desta classe é mais que o dobro que no Brasil. Neste contexto, apresenta-se o resultado da avaliação perfil e do comportamento do consumidor de flores na terceira idade, visando subsidiar o estabelecimento de ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva de floricultura. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com169 idosos de ambos os gêneros no momento em que compravam flores em 22 floriculturas do litoral do Paraná. Identificou-se o gênero feminino como consumidor majoritário (p=78,7%). Observou-se tendência a elevação no consumo a medida que avançava a escolaridade. Registrou-se média de aquisição de 5,81 vezes ao ano, com consumo preferencial de rosas, violetas e orquídeas. A acessibilidade das lojas, a qualidade do atendimento seguido pelo elevado preço das flores, foram os maiores limitadores ao consumo na classe avaliada.

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Biografia do Autor

Adilson Anacleto, Universidade Estadual do Paraná

Dr Departamento de administração Coordenador do programa de Pós Graduação em Administração de Empresas

Erika Sumiko Fujita

Departamento de Administração de Empresas

Universidade Estadual do Paraná

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Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Call for papers: "Innovation in Horticulture"