Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

ORNAMENTAL HORTICULTURE (Ornam. Hortic.)

(REVISTA BRASILEIRA DE HORTICULTURA ORNAMENTAL)

A revista é editada em quatro números anuais pela Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SPFPO) e destina-se à publicação de trabalhos técnicos e científicos relativos às áreas de floricultura, plantas ornamentais, arborização, paisagismo e paisagens, por membros da comunidade científica nacional e internacional.

A partir de 01 de janeiro 2019 somente serão aceitos artigos em inglês.

A partir de 07 de abril 2021, a Revista Ornamental Horticulture passou a adotar a Taxa de Publicação (detalhes no item TAXA DE PUBLICAÇÃO)

Os artigos não devem ter sido submetidos e ou publicados simultaneamente, total ou parcialmente, em outra revista científica ou periódico.

Todos os conceitos, informações, dados e imagens com pessoas, apresentados nos artigos, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

PREPARO DOS ARTIGOS

O trabalho deverá ser digitado no processador de texto Microsoft Word for Windows (versão 2010, 2013, 2016 ou Office 365), tamanho A4 (21 x 29,7 cm), espaço duplo entre linhas, fonte: Times New Roman, tamanho: 12, observada uma margem de 2,5 cm para o lado esquerdo e de 2,5 cm para o direito, 2,5 cm para margem superior e inferior, 2,5 cm para o cabeçalho e rodapé obrigatórios na versão de submissão. Todas as páginas, assim como as linhas deverão ser numeradas.  Cada trabalho deverá ter no máximo 20 páginas. Recomenda-se que os autores sejam claros e concisos, evitando redundância e citações desnecessárias.

Junto com o artigo deverá ser encaminhada carta (CARTA DE ENCAMINHAMENTO) dirigida ao Editor-chefe da Ornamental Horticulture, com a anuência de todos os autores e declaração de estarem cientes que com a aceitação do artigo para publicação, os editores adquirem amplos e exclusivos direitos sobre o artigo para todas as línguas e países.

Ao submeter o artigo, a carta deverá ser anexada no campo “Transferência de Documentos Suplementares”.

- Qualquer inclusão, exclusão ou alteração na ordem dos autores deverá ser notificada mediante ofício assinado por todos os autores (inclusive do autor excluído).

 

CARACTERIZAÇÃO DOS ARTIGOS

Quanto ao conteúdo, os manuscritos poderão ser apresentados sob a forma de:

- Artigo Científico:

Artigo relatando um trabalho original, referente a resultados de pesquisa e submetido à Comissão Editorial. A forma de apresentação deverá seguir as normas da revista para Elaboração de Artigos.

- Artigo Técnico

Artigo contendo informações técnicas, muitas vezes sem base em pesquisa. Pode apresentar instruções sobre o uso de técnicas para um determinado fim e estudos de caso. A forma de apresentação é livre, mas aproximando-se ao máximo da estrutura utilizada para artigos científicos, sendo fundamental conter Título em inglês, Abstract, Keywords, Resumo, título e Palavras-chave em português, e Referências.

- Artigo de Revisão:

Texto elaborado sobre um tópico de interesse atual, a convite da Comissão Editorial. A forma de apresentação é livre, mas aproximando-se ao máximo da estrutura utilizada para artigos científicos, sendo fundamental conter Título em inglês, Abstract, Keywords, Resumo, título e Palavras-chave em português, e Referências.

- Artigos com descrição de variedades e ou cultivares:

Comunicação relatando o registro ou lançamento de novas variedades e/ou cultivar. Como forma de apresentação deve conter: Título em inglês, Abstract, Keywords, Resumo, Título e Palavras-chave em português, Introdução (opcional), Origem, Descrição Morfológica, Adaptabilidade (tolerância climática, regional, pragas), Condições de Cultivo (solo, taxa de crescimento, tolerância a insolação/sombreamento), Performance (dados de produtividade e comparativos com cultivares comerciais), Propagação, Usos, Disponibilidade (se protegido, registrado e endereços de laboratórios e/ou viveiristas fornecedores) e Referências.

 

ELABORAÇÃO DOS ARTIGOS

a. Os artigos deverão ser iniciados com o título. Nome e endereço postal completo da instituição de trabalho dos autores e ORCID deverão ser inseridos nos metadados do programa de editoração. Certificamos que os avaliadores receberão os artigos sem cabeçalho, para a avaliação duplo-cega.

b. Estruturação

- A estrutura dos artigos científicos será composta de: Título em inglês, Abstract, Keywords, Resumo acompanhado de Título e Palavras-chave em português, . Deverá conter: Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão (juntos ou separados); Conclusões; Agradecimentos; Contribuição dos autores; Referências.

Observações: 

- Título: deve ser conciso e apresentar a ideia geral do trabalho. Recomenda-se não usar nomenclatura científica no título. Exceção se faz para espécies que não possuem nome comum consagrado.

- Recomendamos que o(s) nome(s) científico(s) das espécies seja(m) confirmado(s) no site www.tropicos.org


- Autores: os nomes dos autores deverão ser dispostos após o título, continuamente e em modo centralizado. Deverão ser grafados por extenso, apenas com as iniciais dos nomes em maiúsculo. Após cada nome, utilizar número para chamada do endereço em nota de rodapé.

No Rodapé, os autores deverão ser identificados por números, indicando:
Instituição//Departamento//Cidade-Estado//País

Após o nome do autor correspondente deverá constar: "Corresponding author" e informar o seu email. A identificação será por “*”.

- Abstract: deve apresentar, em um único parágrafo, entre 200 e 250 palavras, as seguintes partes: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Obs.: a) O Abstract/Resumo NÃO deve iniciar com o objetivo. b) Evitar descrever o delineamento estatístico.

- Resumo: os artigos devem apresentar resumo em português, sendo tradução fiel do texto em inglês..

- Keywords e Palavras-chave: em número de 4 a 5, não deverão repetir palavras do título do trabalho. Sugere-se que a primeira palavra seja o nome científico da (s) espécie(s) estudada. Separar por vírgulas.

- Rodapé: não indicar a origem do trabalho, se parte de tese, dissertação, etc. A fonte de financiamento deve ser disposta no item Agradecimentos.

- Introdução: apresentar as informações que nortearam o trabalho, sempre utilizando referências atualizadas. Ao final, indicar o objetivo do trabalho. As citações das referências deverão ser feitas utilizando letras minúsculas, apenas com a inicial maiúscula.

- Material e Métodos: evitar colocar a localização (cidade, universidade, instituto de pesquisa, etc...) onde foi realizado o trabalho. Essa informação somente deve ser apresentada quando for fundamental para a discussão dos resultados.

- Resultados e Discussão: poderão ser apresentados juntos ou separados.

- Conclusão(ões): poderá ser apresentada em texto ou itens. Nesse caso, utilizar hifens.

- Agradecimentos: mencionar a fonte financiadora do trabalho ou agradecimentos particulares, quando for o caso.

- Contribuição dos autores: citar o autor por meio de suas iniciais e informar a contribuição de cada um com o  número ORCID. Obs.: Esse item não deve ser disposto no corpo do artigo e sim na Carta de Encaminhamento.

- Referências: ver item g. As referências devem ser atuais, assim, NO MÍNIMO 60% das referências devem corresponder a publicações de artigos nos últimos cinco anos em periódicos indexados.  

c. Figuras e Tabelas

- As Figuras e Tabelas deverão ser utilizadas somente para ilustrar pontos específicos ou registrar dados, devendo ser numeradas consecutivamente, mas em separado. A localização de Tabelas e Figuras no texto deverá ser indicada entre parênteses, por exemplo, (Tabela X).

- As Figuras e Tabelas deverão ser elaboradas e inseridas após as referências.  Como figuras serão consideradas gráficos, desenhos, mapas, fotografias e fotomicrografias.

- Fotografias deverão ser salvas em extensão “JPEG” com resolução mínima de 300 dpi, e enviadas em arquivos separados.

- Gráficos deverão ser salvos e enviados também em arquivos separados, salvos em arquivo com extensão “JPEG”.

- As Tabelas deverão apresentar título conciso e explicativo.

- As Tabelas deverão ser elaboradas em “WORD” e poderão ser dispostas no final do artigo, após as Referências

- Formatos e arquivos diferentes não serão aceitos.

- As Figuras deverão ser elaboradas com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito; sem caixa de textos e agrupadas.

- Indicar, ao longo do texto, a posição em que deverão ser inseridas as Tabelas e Figuras.

- Recomenda-se não apresentar as Tabelas de resultados de análises estatísticas.

d. Fórmulas químicas e matemáticas, símbolos

- As fórmulas químicas deverão ser escritas em uma linha e obedecer à nomenclatura adotada pelo Chemical Society (J. Chem. Soc. de 1939, p.1067).

- Símbolos e Fórmulas Químicas e Matemáticas deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Win'designer (ex: MathType, Equation), sem perda de suas formas originais.

- Sugere-se que sejam salvos em extensão “JPEG” com resolução mínima de 300 dpi e enviadas em arquivos separados

e. Nomes comerciais

Não utilizar nomes comerciais de produtos, mas sim o nome técnico e/ou princípio ativo.

f. Rodapés:

Evitar, ao máximo, os rodapés. Quando forem utilizados, deverão ser numerados.

g. Referências

g.1 Orientações Gerais

O artigo deve apresentar entre 20 e 35 referências e 60% das referências devem ser de artigos publicados nos últimos de 5 anos em periódicos indexados.

- As referências no texto deverão ser feitas conforme exemplo: Souza e Barbosa (2017) ou (Souza e Barbosa, 2017). Quando houver três (3) ou mais autores a referência deverá ser feita na forma reduzida (Souza et al., 2017) ou Souza et al. (2017).

- Se houver mais de uma citação no mesmo texto, os autores devem ser apresentados em ordem cronológica crescente, por exemplo: Pereira (2014), Araújo (2016) e Barbosa (2018); ou (Pereira, 2014; Araújo, 2016; Barbosa, 2018).

- A lista de Referências, ao final do texto, será apresentada em ordem alfabética de autores. Quando houver mais de um artigo do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano, indicar 2017a, 2017b, etc. A ordem dos itens em cada referência deve ser baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR6023/2002 da ABNT. A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

- Quando houver, incluir o DOI.

- Não serão aceitas citações de teses e dissertações, resumos e abstracts, séries, boletim técnico, circular, mimeografado.

Devem-se apresentar todos os autores do documento científico (fonte).

- O nome do periódico deve ser descrito por extenso, não devendo ser abreviado.

- Não utilizar citação de outros autores (exemplo: "citado por..."). Sempre apresentar a referência original.

g.2 Como elaborar as Referências:

- Livros

AUTOR.//Título: subtítulo.// Edição. Cidade onde foi publicado: Editora, ano de publicação. Total de páginas n. de volumes.

PAIVA, P.D.O.; ALMEIDA, E.F.A. Produção de Flores de Corte. vol.1. Lavras: Editora UFLA, 2013. 678p.

- Capítulo de livro

AUTOR DO CAPÍTULO.// Título do capítulo. In: AUTOR OU EDITOR./ /Título do livro. Cidade onde foi publicado: Editora, ano. Página inicial-final.

OLIVEIRA, A.R.O.; HEYNEMANN, C.B.; NIEMEYER, M.L. A construção da paisagem do jardim Botânico do Rio de Janeiro no século XIX. In: CARNEIRO, A.R.S.; BERTRUY, R.P. Jardins Históricos brasileiros e mexicanos. Recife: Editora Universitária – UFRPE, 2009. p.101-139.

 Mesmo autor

In:__________________. Ecology. New York: John Wiley & Sons, 1986. p.210-240.

- Periódicos

AUTOR.//Título do artigo.//Título do periódico, volume, número, página inicial final, ano. DOI, quando houver.

BARBOSA, J.G.; KAMPF, A.N.; MARTINEZ, H.E.P.; KOLLER, O.C.; BOHNEM, H. Chrynthemum cultivation in expanded clay- I: Effect of the nitrogen-potassium ratio in the nutrient solution. Journal of Plant Nutrition, v.23, n.9, p.1327-1337, 2000.

LANDGRAF, P.R.C.; PAIVA, P.D.O. Produção de flores cortadas no estado de Minas Gerais. Ciência e Agrotecnologia, v.33, n.1 p.120-126, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000100017

 - Dissertação e tese:

Não utilizar citações de dissertações e teses.

- Trabalhos de congressos e outros eventos:

Não utilizar citações de trabalhos e resumos publicados em anais de congressos e outros eventos.

- Documentos eletrônicos:

As obras consultadas online são referenciadas conforme normas específicas para cada tipo de documento, acrescidas de informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre braquetes (< >), precedido da expressão “Disponível em:” e da data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”. Nota: “Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes” (ABNT, NBR6023/2000, p. 4). Segundo padrões internacionais, a divisão de endereço eletrônico, no fim da linha, deve ocorrer sempre após barra (/). *não serão aceitos acessos realizados a mais de um ano (checar se o link ainda está ativo).

RUSS, K. 2007. Iris. Home and garden center information. Available in:  <http://www.clemson.edu/extension/hgic/plants/landscape/flowers/hgic1167.html> Accessed on: July 23th 2018.

 - Artigo de Jornal

AUTOR. Título do artigo. Título do Jornal. Local, dia, mês, ano. Número ou título do caderno, página inicial-final.

SOUZA, H.M. de. A lofântera da Amazônia. O Estado de São Paulo. São Paulo, 5 nov. 1987. Suplemento Agrícola, p.6.

 - Comunicação Pessoal

São incluídas informações obtidas a partir de conferências, anotações de aula, etc. Devem ser indicadas em nota de rodapé, separadas do corpo do texto por uma linha contínua, aproximadamente, de 5 cm, iniciada na margem esquerda.

Exemplo: DEMATTÊ* DEMATTÊ* stated…

._________________________________

*DEMATTÊ, M.E.S.P. (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - Campus de Jaboticabal). Personal communication, 1992.

 - Entidades independentes

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Rio de Janeiro. Estatísticas nos municípios do ABC. 3.ed. Brasília: M.E.P., 1963.

- Entidades coletivas

Órgãos da administração governamental direta (ministérios, secretarias e outros) - deve-se entrar pelo nome geográfico que indica a esfera de subordinação (país, estado ou município)

BRASIL. Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente.

CAMPINAS. Câmara Municipal.

Observações

Quando faltar algum dado tipográfico, indica-se em seu lugar:

sem local = s.l.

sem data = s.d.

sem editora = s.n.

sem editora e sem data = s.n., s.d.

sem local e sem editora = s.l:s.n.

sem notas tipográficas (falta dos 3 dados) = s.n.t.

 

  UNIDADES

- Deve ser adotado preferencialmente o S.I. (Sistema Internacional) para indicação das unidades.

- Utilizar espaço entre o número e as unidades de base: metro, segundo, ampere, volt (ex.: 6 m, 10 s) e também entre às não pertencentes: minuto, litro (ex.: 8 min, 9 L).

- Forma correta para temperatura: °C, separado da grandeza (70 °C).

- Forma correta para %: após cada número, sem espaço (ex.: 50% e 60%).

- Não começar uma frase com números.

- Números abaixo de dez devem ser escritos por extenso. Exceções: unidades de medida, idade, tempo, datas, números de páginas, porcentagens, valores e proporções.

- Escreva em forma de numeral sempre que dois ou mais estiverem em um mesmo período. Nunca misture número com numerais (por extenso).

- Para números com mais de cinco ou seis dígitos zero no final, use números seguidos de palavras (ex.: 3 milhões, em vez de 3.000.000)

 

SUBMISSÃO E PROCESSO PARA PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

- A submissão será efetivada exclusivamente por meio eletrônico (https://ornamentalhorticulture.emnuvens.com.br/rbho/login?source=%2Frbho%2Fauthor%2Fsubmit).

- Caso não tenha cadastro, será necessário clicar no menu lateral esquerdo em Página Inicial, Cadastre-se.

- Clicar em Submissão de Artigo, fazer o login e preencher o formulário de submissão. 

- O autor correspondente receberá um aviso com a data de recebimento do original.

- O artigo submetido para publicação, será encaminhado para consultores ‘ad hoc’ para emitirem seus pareceres, sem a identificação dos autores ("blind review").

- Após as revisões realizadas pelos Consultores ad hoc e pela Comissão Editorial, o trabalho será devolvido ao autor para as correções, até ser definitivamente aprovado, também sem a identificação dos consultores.

- Fluxo da avaliação é descrito em PROCESSO DE AVALIAÇÃO.

- Caso as correções não sejam retornadas à revista no prazo solicitado, a tramitação do artigo poderá ser automaticamente cancelada. O não atendimento das solicitações dos consultores sem justificativas também leva ao cancelamento automático do artigo.

- Após a aprovação das correções, o artigo é revisto quanto à Nomenclatura Científica, Inglês, Referências e Português, sendo então encaminhado para editoração e publicação.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Os artigos submetidos para publicação deverão ser encaminhados à Comissão Editorial através do site: http://ornamentalhorticulture.emnuvens.com.br/, editados em língua inglesa e usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas.

 

CARTA DE ENCAMINHAMENTO 

A submissão do artigo deverá ser acompanhada de uma carta de encaminhamento com a concordância dos autores por meio de assinatura na mesma, declarando estar cientes de que os editores adquirem amplos e exclusivos direitos sobre o artigo para todas as línguas e  países. O número ORCID de cada autor deve ser incluído.

O Editor Chefe deverá ser informado quanto:

  • Declaração de originalidade: deixar explícito que o artigo é original e que não foi submetido à publicação em outro periódico, total ou parcialmente, impresso ou de forma eletrônica.
  • Declaração de conflito de interesse: incluir o texto (ou similar) “os autores declaram não haver conflito de interesses”
  • Contribuição de cada autor: utilizando as iniciais de cada autor, indicar a contribuição de cada um no artigo e o número ORCID https://orcid.org/ de cada autor.
  • Financiamento: informar a(s) fonte(s) de financiamento e apoio à realização da pesquisa. Essa informação deverá estar explícita também no artigo em Agradecimentos. Esclarecer que as empresas de financiamento não tiveram nenhuma influencia na determinação da metodologia, análise e interpretação dos dados, na redação do texto ou na decisão de submissão do texto para publicação.

Deverá ser indicado o Autor correspondente, apresentando seu e-mail atualizado. A comunicação da revista é feita por meio desse o qual se responsabiliza em transmitir as informações aos demais autores.

 

ÉTICA

Para trabalhos que envolvam experimentação com animais e seres humanos, deverão ser apresentados comprovantes de que foram realizados de acordo com as diretrizes éticas estabelecidas oficialmente no local de sua realização. Essas evidências deverão ser indicadas no item Material e Métodos, informando o número de processo aprovado na comissão de ética responsável e também enviadas como documentos suplementares na submissão do artigo.


CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses, sejam de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira, podem surgir no processo de submissão e tramitação de um artigo. Esses conflitos podem envolver autores, revisores ou editores, de forma explícita ou não.

Para evitar a incidência desses conflitos e, sobretudo que isso possa afetar o processo de avaliação e publicação de um artigo, a Comissão Editorial indica que:

- Os autores são responsáveis pelo texto submetido e assim o declaram ao assinar a carta de encaminhamento.

- Os autores são responsáveis por identificar e revelar os conflitos, de qualquer natureza, que possam ter influenciado o trabalho de suas autorias.

- Os autores devem indicar no manuscrito, na seção Agradecimentos, todo o apoio financeiro ou de outra natureza (pessoais, empresariais, e outras) que tenha sido utilizado ou aplicado ao trabalho.

- Os revisores devem informar aos editores, assim como os editores à Editora-Chefe, quaisquer conflitos de interesse que possam influir em duas avaliações e designações. E quando pertinente,  declinar da solicitação de avaliação.

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO:

A partir do dia 07 de abril de 2021, a Revista Ornamental Horticulture passará a adotar a Taxa de Publicação, com exceção para os artigos que já estão em tramitação. Todos os artigos submetidos após esta data e ACEITOS, independentemente do número de páginas, pagarão pela taxa de publicação.


O pagamento dessa taxa consiste em subsidiar os custos operacionais do periódico  Esta taxa será obrigatória para todos os trabalhos, de autores sócios e não sócios da SBFPO, editores ou revisores da revista. Dessa forma, são estabelecidos os seguintes valores de Taxa de Publicação para 2021:

R$ 180,00

- 1º ou 2º autor Sócio da SBFPO, com anuidade em dia.

OU

R$ 300,00

- 3º ou demais autores, sócios da SBFPO, mesmo que com anuidade quite.

- Autor em qualquer posição com anuidade não-quite do ano vigente.

- Não-sócios da SBFPO

 

Pagamentos devem ser realizados:

1) Na forma de transferência

Banco: 290 - PagSeguro Internet S.A.
Agência: 0001
Número da conta: 01963296-7

Tipo: Conta de pagamento
CNPJ: 20.321.931/0001-07
Favorecido: Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO)

ou

2) PIX (Chave PIX - 5f9ccee7-8571-4520-b60b-d09b0f90c7bc)

Favorecido: Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO)

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

- Dúvidas e informações com a Editora-Chefe:

Dra. Márkilla Zunete Beckmann Cavalcante

E-mail: editor.ornamentalhorticulture@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.